O cachorro também pode se comportar de maneira estranha ou inadequada como quieto demais, quando os donos vivem fora de casa, com o estresse no clima familiar. O ideal é dispor mesmo que com o tempo curto um tempo ao seu animal para brincar com ele, alimentá-lo para ele se sentir menos ansioso. Instale uma rotina para seu cão, por exemplo, na manhã passear, a tarde brincar no quintal, a noite ficar um pouco em casa e dormir fora. Quando for viajar, passear com o cachorro mais vezes que o habitual. O adestramento também é uma maneira eficaz para manter o cachorro mais equilibrado, na experiência positiva de oferecer uma recompensa por ter realizado alguma tarefa.
Os cães também possuem o comportamento de demarcar território com urina, este tipo de comportamento incomoda muito seus donos, porem é natural do instinto canino afirmando que ali ele manda. Isto geralmente acontece em cãos que ficam muito tempo presos, que não possui visão da rua, tem que começar a levar o cão a passear na rua, porém enquanto ele está no processo de se adaptar, melhor usar focinheira.
Também pode acontecer quando ele fica muito tempo sozinho em casa, se sentindo inseguro. Com a castração a probabilidade que ele urine pela casa diminui consideravelmente, vigie o seu cão na hora em que ele for urinar chame a atenção dele que naturalmente ele vai perdendo o hábito. Não se esqueça de oferecer um prêmio se ele urinar no local correto.
Outro comportamento estranho no cachorro é quando ele late demais, isto pode acontecer por diversos motivos, como anunciar que ele esta presente, medo, diversão, dor, se comunicar com outros cães, avisar que o dono chegou, alertar ameaças. Tente entender o porque o cão está latindo e evite puni-lo com agressão física. É interessante também levar ao veterinário para saber também se não há problemas de saúde. Não esqueça de gratificar também se ele parar de latir quando você sinalizar, e use sempre o mesmo sinal para ele entender que é para parar. Não são recomendados cirurgias e coleira anti latido, eles não resolve o porquê do latido do cão.